segunda-feira, 20 de junho de 2016

Escola municipal de Viana é a única do Maranhão classificada no Projeto Horta na Escola, do IBAM

Projeto Horta na Escola, desenvolvido pela Escola Manoel Soeiro em Viana, participou da oitava edição do Prêmio Boas Práticas 2016 idealizadas pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), onde recebeu esta semana a boa notícia que foi classificada entre 140 prefeituras do País e é a única do estado do Maranhão a receber premiação.
Viana mais uma vez está em destaque nacional este ano, em janeiro a revista especial ISTO É, classificou a o município de Viana como uma das cinco melhores cidades para viver, dentre dez quesitos dois foi destaque o de Qualidade Vida e Mercado de trabalho.

E agora neste mês de julho, representa o estado do Maranhão recebendo cerificado de Mérito pela boa prática em observância a sustentabilidade e valorização do meio ambiente.
A Horta na Escola, desenvolvido pela gestão municipal através da iniciativa da direção da escola, onde várias culturas estão sendo cultivada em uma pequena área ociosa que a unidade escolar tinha, e hoje, depois de montada, os alimentos colhidos já está servindo de complemento na merenda escolar e incentivo social para cultivo fácil e rápido de hortaliças,  que poderá ser também fonte de renda aos pais dos alunos, que dispões de uma pequena área em suas casas.
As culturas cultivadas na horta são: pimenta, pimentão, alface, pepino, cheiro verde,  quiabo e vinagreira. Vale observar que, somente na primeira colheita do cheiro verde a escola serviu de complemento alimentar e gerou um lucro de 39 reais em apenas quatro espaços dedicados em pneus para este item.

O Blog ouviu o prefeito Chico Gomes, que falou sobre a classificação, e confirmou que o projeto é de grande valia, pois este prêmio é prova da qualidade e comprometimento da gestão que hoje busca de melhores dias para a população de Viana. “Tenho diuturnamente procurado desenvolver ideias e além de compartilhar com nosso povo, soluções que poderemos ainda mudar nossa história, e somente com uma boas educação e dedicação em planos de ação como este da HORTA NA ESCOLA, mostra o nível do nosso corpo docente em criar novos métodos de desenvolvimento social”, disse Chico.

Prefeito parabenizou ainda a toda equipe que participou do projeto desde sua criação, até a fase de concorrência no prêmio de do IBAM. Onde todos envolvidos foram autorizados a representar o município e receber a certificação em festa organizada pelo Instituto na Cidade de Belém capital do Pará no dia 21 de junho de 2016.
A equipe responsável pelo porto desde a sensibilização de alunos com aulas teóricas e práticas montagem e orientações técnicas do processo biológico das culturas  envolveu: A diretora Leila Cidreira, o Biólogo Sabino Neto, os professor Dielson, como auxiliar uma técnica administrativo Natália e  o adjunto da escola Antônio Marcos, além do assessoria de comunicação as SEMED, na pessoa de Adilson Sousa incentivador e autor da pesquisa e que incluiu na oitava edição do concurso de Boas Práticas 2016.

Fonte ASCOM/VIANA

Nenhum comentário: